Um ano e pouco na Alemanha

Pois é pessoal. Faz um ano e alguns meses que estou aqui na Alemanha. Foi um processo muito difícil no inicio, mas agora já me acostumei ao ritmo alemão.

Algumas coisas são melhores aqui na Alemanha, mas outras são piores. Por exemplo: a burocracia alemã é horrível. Para tudo é necessário papéis e mais papéis.

Quando você imigra para uma cidade, você tem de se registar nesta cidade (Anmeldung). Se você se mudar para outra cidade, tem de fazer um novo Anmeldung nesta cidade.

Pior, se você tem um carro, também tem de registar o carro nesta nova cidade (se mudar de Kreis). É uma trabalheira só para ficar “legal”.

Passei um ano e pouco na região de Frankfurt por motivos de trabalho, mas agora estou de malas prontas para Berlim. Agora, quer dizer, em Dezembro.

O meu contrato exige três meses de aviso prévio para eu poder me despedir. É isso mesmo, eu vou pedir a minha demissão e vou procurar um novo trabalho em Berlim.

A empresa onde trabalho é muito legal, o ambiente é ótimo, mas eles pagam um bocado abaixo da média. Penso que não terei dificuldades em conseguir algo melhor em Berlim ou em Hamburgo.

Pensei ainda em Munchen, visitei a cidade e adorei. Só tem um problema: é cara para xuxu. Um apartamento pequeno de 1 quarto e sala não sai por menos de 1000 Euros/mês… Não dá para mim. 🙁

Uma coca-cola num café custa 3 Euros. Em Berlim custa 1,5-2 Euros.

Um almoço simples na rua não sai por menos de 10-15 Euros (só o prato principal).

 


Posted

in

, , ,

by

Tags: