Faz hoje nove meses que estou na Alemanha.
O principal motivo foi a falta de trabalho em Portugal. Trabalhei em algumas empresas que fecharam e não me pagaram o meu salário e a coisa ficou tão preta que tive de emigrar.
Para já, a escolha foi a Alemanha, mas penso muito em Angola (tenho parentes lá) e também no Brasil (muitos amigos foram para lá há alguns anos e se deram bem).
Aqui na Alemanha, não se paga 14 salários como em Portugal. São apenas 12 salários. Além disso, não há indenizações nem nada disso quando se é despedido. Portanto, tenha em atenção quando negociar o seu contrato. O salário pode parecer muito, mas depois dos descontos e levanto em conta que são apenas 12 salários, faz com que no final não seja tão mais elevado do que em Portugal (depende da tua área de trabalho). Mesmo assim, pode esperar em média o dobro do salário Português.
Os descontos aqui são muito elevados. Para quem tem nível superior (e trabalho compatível) é uma média de 42%. Contudo, se você tiver mulher e/ou filhos, há um pouco menos de descontos e eles pagam o Kindergeld (dinheiro das crianças) que é cerca de 185 Euros / filho.