dia 2

Este é o meu segundo dia na cidade. Ou melhor, o primeiro dia. Ontem não conta pois cheguei muito tarde e não deu para ver nada.

Primeira impressão de Berlim: a cidade é linda, multicultural e com enorme potencial.

As pessoas têm dinheiro e são felizes… O semblante das pessoas não é carregado como ultimamente tem sido a norma em Portugal. Os problemas de dinheiro existem, mas em menor proporção. As pessoas compram e consomem, mas não da forma exagerada e consumista da América. As pessoas andam de bicicleta sem nenhum problema. Incluindo “doutores” de fatinho (terno e gravata)…

Bom, cheguei a Berlim, mas ainda tenho uma serie de situações que preciso de resolver pela internet. No quarto onde fiquei tem net, mas está bastante bloqueada. Não consigo aceder por ftp, ssh ou portas “exóticas” no browser…

Contudo, o acesso é muito rápido e as portas do skype e http normal estão abertas… Hoje à noite vou falar com a minha família. Ontem apenas enviei mensagem pois não queria acordá-los… Já era tarde e as crianças têm aulas…

Estou neste momento num StarBucks, localizado na rua Kochstrasse, ao pé da estação do u-bahn (metro) de mesmo nome (Kochstrasse). A StarBucks tem internet livre e de graça com todas as portas abertas. Não é rápida, mas dá para o gasto…

Problema da Starbucks: fica caro. O copo de chocolate quente ou de café fica perto dos 4 Euros… Contudo, pode pedir uma tarde por 2,80 Euros e ficar o dia todo… 🙂

 

Mercado ao pé do meu apartamento

Mercado de rua ao pé do meu apartamento

Rua de Berlim

Uma das ruas de Berlim

Berlim é uma cidade um pouco diferente da maioria das cidades alemãs. Não é tão limpinha como o habitual. Tem muito lixo espalhado, coisa que absolutamente não se vê na maioria das cidades menores alemãs…

Contudo, é super segura. Andei pelas ruas à meia-noite com relógio no pulso e iPhone na mão sem nenhum problema. É claro que depende dos bairros. Tem bairros que talvez não voltasse sequer com o tênis! 😉

No final do dia comi um doner (esqueci o nome, tenho de verificar). É uma espécie de sanduíche enorme com muitos legumes e carne cortada às tirinhas… Muito legal e custou apenas 3,5 Euros. Fiquei super-cheio.

Outra informação: o metro e o ônibus não são muito baratos, como também não são no Brasil, Portugal e na maior parte do mundo. Se você quer poupar, recomendo andar à pé ou de bicicleta. Por falar nisso, bicicleta é o meio de transporte mais usado e amado pela população de Berlim. Todo mundo tem uma…

Ja agora, apenas para registo, hoje é quinta-feira, dia 21 de Maio de 2015.

Translate »